Durante uma partida de beisebol, é comum sermos apresentados a uma verdadeira enxurrada de expressões, siglas e estatísticas. Num primeiro momento, nos deparamos com questões como “O que é home run?”, “O que é strikeout?” ou ainda “Como calcular o ERA no beisebol?”.
Pensando nisso, o Blog do Beisebol preparou este glossário para esclarecer a quem está começando a acompanhar o esporte e quer se aprofundar no tema o que as tais letras e números significam.
Expressões Gerais
Expressões de Arremesso (Pitching)
Expressões de Rebatida (Hitting)
Expressões de Defesa (Fielding)
Para procurar um termo específico, sugerimos que aperte as teclas Ctrl e F simultaneamente e, em seguida, digite a expressão que procura.
EXPRESSÕES GERAIS
Rotação: Revezamento estre os pitchers titulares (starters). Na MLB, a rotação mais utilizada é a de cinco jogadores. A cada dia, um pitcher da rotação inicia um jogo. Depois de cinco dias (ou cinco jogos), o pitcher volta a começar outro jogo. Por exemplo, se Chris Carpenter inicia um jogo dia 2, ele começará outra partida dia 7 (considerando que neste período seu time fará um jogo todos os dias).
Ace: Considerado o melhor pitcher da franquia. O ace do time é o arremessador número um da rotação, e espera-se que ele seja o líder do time em jogos, entradas arremessadas, ERA e outras estatísticas.
Reliever: É o pitcher reserva e que entra no decorrer do jogo. Em geral, podem ser divididos em algumas categorias:
– Long Reliever: quando um starter começa mal um jogo ou se machuca e precisa sair cedo do jogo, o long reliever entra em ação. Espera-se desse jogador que ele faça um papel de quase starter, arremessando em torno de três a quatro entradas.
– Left-Handed Specialist ou Especialista Canhoto: reliever utilizado para eliminar rebatedores canhotos, já que estes têm grande dificuldade contra pitchers que arremessam com a mão esquerda. Em geral, este tipo de pitcher não joga muito, entrando nos jogos para conseguir apenas uma eliminação.
– Setup: reliever encarregado de arremessar a 8ª entrada de um jogo, em geral que esteja equilibrado ou com seu time na vantagem. Espera-se que ele impeça o adversário de anotar qualquer corrida e mantenha seu time em boa posição no jogo, para que na última entrada o closer faça seu trabalho.
– Closer: na maioria das vezes, é o melhor pitcher de um bullpen. Entra na última entrada do jogo e espera-se que garanta a vitória do time. Jogador responsável pelos “Saves”.
Bullpen: Lugar onde os pitchers reservas fazem o aquecimento. Porém, a expressão também pode ser utilizada para se referir ao próprio conjunto de relievers.
Pinch Hitter: Rebatedor que entra no jogo substituindo um companheiro em sua vez de rebater. Muito comum no final de jogos, quando o técnico decide colocar um rebatedor mais potente e retira outro, que não seja tão bom no ataque. Muito comum em jogos da National League, pelo fato dos pitchers rebaterem. Quando o técnico tem pretensões de tirar o pitcher do jogo no turno de rebatida de seu time, ele coloca um pinch hitter para substituí-lo.
Pinch Runner: Jogador que entra na partida substituindo um companheiro que está em base. Em geral, isso ocorre no final de jogos equilibrados e o técnico tira o jogador em base (que pode ser pesado/lento) e coloca o pinch runner (mais rápido), em busca de anotar a corrida.
Switch Hitter: É o jogador que rebate como ambidestro, ou seja, dos dois lados do home plate. Faz isso para ter maior facilidade em conseguir rebatidas. Quando o pitcher adversário é canhoto, o switch hitter rebate como destro e vice-versa.
Bases Loaded ou Bases Lotadas: Utilizada para informar que há corredores em todas as três bases possíveis (1ª, 2ª e 3ª).
Sweep ou Varrida: Quando um time vence todos os jogos de uma série, dizemos que ele consegue a varrida. Por exemplo, Cardinals e Cubs se enfrentam numa série de três jogos, e os Cardinals vencem as três partidas, dizemos então que eles varreram os Cubs.
Comeback: Seria o equivalente a virada no jogo. Por exemplo, Nationals e Pirates estão jogando. O jogo está 7×1 para os Pirates até a oitava entrada. O ataque dos Nationals anota 3 corridas na oitava entrada e mais 5 na nona entrada, virando o jogo para 8×7 e conseguindo um “comeback”.
Walk-Off: Um Walk-Off ocorre quando o time da casa (que rebate na parte baixa da entrada) toma a liderança no placar na 9ª entrada ou em uma entrada extra, vencendo assim o jogo, já o adversário não teria mais chances de anotar corridas.
_
ARREMESSANDO (PITCHING)
Games Started ou Jogos Iniciados (GS): Número de jogos em que o pitcher começou como titular (starter).
Innings Pitched ou Entradas Arremessadas (IP): Número de entradas arremessadas por um pitcher. As entradas são contadas com base nas eliminações. Se o pitcher eliminar somente um jogador em uma entrada e for substituído, será creditada a ele 0.1 ou 1/3 (um terço) de entrada arremessada. Assim, se eliminar dois adversários e for substituído, será creditado 0.2 IP. Por exemplo, na sétima entrada, enquanto Felix Hernandez arremessa, a defesa elimina dois adversários. Ele é substituído por um reliever, que elimina o rebatedor restante e arremessa até o final do jogo (nona entrada). Então, Hernandez sairá do jogo com 6.2 IP enquanto o reliever terá arremessado 2.1 entradas.
Batters Faced ou Rebatedores Enfrentados (BF): Número total de rebatedores enfrentados pelo pitcher. Não importa se ocorreu um walk, erro ou rebatida, todos os confrontos contra adversários são contabilizados como BF.
Wins ou Vitórias (W): Número de vitórias que o pitcher conseguiu. Para ser creditado com uma vitória, o pitcher deve:
– (Caso seja o Starter): Arremessar no mínimo 5 entradas completas, seu time estar à frente no placar quando for substituído e não perder mais a liderança, com sua equipe sendo a vencedora do jogo.
– (Caso seja Reliever): Seu time estar perdendo quando o reliever entrar e virar o jogo durante o período em que ele arremessa, não perdendo a liderança do placar até o fim da partida, com sua equipe sendo a vencedora do jogo.
Losses ou Derrotas (L): Número de derrotas do pitcher. É creditado com uma derrota o pitcher que cede corridas e deixa o adversário à frente do placar, e este continua na liderança até o final do jogo.
Winning Percentage ou Porcentagem de Vitórias (WPCT): Porcentagem de vitórias do pitcher na temporada, obtida através da divisão de vitórias pela soma entre vitórias e derrotas. Por exemplo, em 2008, Jamie Moyer teve 16 vitórias e 7 derrotas, logo sua porcentagem de vitórias foi de 69,6% (16/(16+7) = .696).
Earned Runs ou Corridas Merecidas (ER): Número de corridas pelo qual o pitcher é considerado responsável. Pode ser através de uma rebatida, jogada de sacrifício ou roubo de base (do home plate) do adversário, walk, balk ou hit by pitch (com as bases lotadas), wild pitch, sendo que em qualquer um dos casos, quando a corrida acontecer será creditada ao pitcher. Se um pitcher sai do jogo deixando um adversário em base e o arremessador seguinte cede uma rebatida que faça com que o mesmo adversário da base anote a corrida, ele é considerado o responsável pela corrida, e não seu substituto.
Earned Runs Average ou Média de Corridas Merecidas (ERA): É uma média entre o número de corridas cedidas e o número de entradas arremessadas pelo pitcher. Quanto menor o ERA, melhor para o pitcher. O cálculo do ERA é simples: corridas cedidas/entradas arremessadas x 9. Por exemplo: Em 2008, Roy Halladay arremessou 246 entradas e cedeu 76 corridas merecidas, logo seu ERA foi de 2.78 (76/246 x 9 = 2.78).
Unearned Runs ou Corrida Não Merecida (UR): É considerada Unearned Run uma corrida anotada pelo adversário que seja fruto de um erro defensivo e que se o mesmo não tivesse ocorrido, ela não seria possível. Quando um erro acontecer naquela que seria a 3ª eliminação da entrada (o que terminaria o turno de ataque do adversário), todas as corridas que forem anotadas posteriormente serão “unearned”. Neste caso, o pitcher não é responsabilizado pela corrida.
Inherited Runs Allowed (IRA): Um relief pitcher é creditado com IRA quando ele entra no jogo com adversário(s) deixado(s) em base pelo pitcher anterior, e o(s) mesmo(s) anota(m) corrida(s) enquanto este reliever estiver no jogo, sendo a ER creditada ao pitcher antecessor.
Quality Start (QS): Um pitcher é creditado com uma Quality Start quando ele inicia um jogo, arremessa no mínino seis entradas completas e cede no máximo três corridas merecidas.
Strikeouts (SO ou K): Número de Strikeouts realizados pelo pitcher. Para eliminar um adversário por strikeout, o pitcher deve conseguir três strikes (seja por acertar a bola na zona de strike, fouls ou induzir o oponente a tentar rebater a bola sem conseguir atingi-la). Para entender melhor, consulte o “Guia do Iniciante”.
Bases on Balls ou Walks (BB): Número de walks que o pitcher cedeu. Cada vez que o pitcher arremessa quatro balls contra um mesmo rebatedor, ele cede um walk.
Strikeouts per Nine Innings ou Strikeouts por Nove Entradas (K/9): Média de Strikeouts do pitcher em nove entradas. Divide-se o número de SO pelo número de entradas arremessadas e multiplica-se por nove. Por exemplo: em 2008, Tim Lincecum conseguiu 265 SO em 227 entradas arremessadas, logo seu K/9 foi de 10.5 ((265/227) x 9 = 10.5).
Bases on Balls per Nine Innings ou Walks por Nove Entradas (BB/9): Média de Walks cedidos do pitcher em nove entradas. Divide-se o número de BB pelo número de e entradas arremessadas e multiplica-se por nove. Por exemplo: em 2008, Matt Garza cedeu 59 walks em 184.2 entradas arremessadas, logo seu BB/9 foi de 2.88 ((59/184.2) x 9 = 2.88).
Strikeouts per Bases on Balls ou Strikeouts por Walks (K/BB): Relação entre o número de SO e o número de BB conseguidos pelo pitcher. Divide-se a quantidade de SO pelo total de walks cedidos. Por exemplo: em 2008, Johan Santana conseguiu 206 SO e cedeu 63 walks, logo seu K/BB foi de 3.27 (206/63 = 3.27).
Hit By Pitch (HBP): Um pitcher é creditado com Hit By Pitch quando acerta o rebatedor adversário com um de seus arremessos (desde que a bola tome um rumo fora da zona de strike, ou seja, um ball que acerta o adversário). O rebatedor avança automaticamente até a primeira base.
Completed Games ou Jogos Completos (CG): Número de jogos em que o pitcher arremessou todas as entradas da partida.
Shutout (SHO): O pitcher é creditado com um Shutout quando arremessa um jogo completo e não cede nenhuma corrida, ou seja, seu time vence o adversário “de zero”.
No-Hitter: Se o pitcher arremessa e não cede nenhuma rebatida (hit) durante o jogo completo, diz-se que ele conseguiu um No-Hitter.
Wild Pitches (WP): Número de Wild Pitches arremessados pelo pitcher. É considerado Wild Pitch todo arremesso ruim do pitcher em que o catcher não consegue segurar ou bloquear a bola, permitindo que corredores adversários avancem nas bases.
Save Opportunities ou Oportunidades de Save (SVO): Um pitcher é creditado com uma Oportunidade de Save quando entra no jogo numa das situações:
– Seu time está na liderança do placar por no máximo 3 corridas de diferença;
– Seu time está à frente no placar, porém o adversário tem potenciais chances de empatar o jogo, com jogadores em base ou eliminações que sejam iguais ao número de corridas que está atrás no placar. Por exemplo, se um jogo estiver no início da 8ª entrada e a liderança for de 4 corridas, haverá uma Oportunidade de Save, pois o time que está perdendo possui mais de 4 eliminações antes que o jogo termine.
Se o pitcher mantiver a oportunidade de save até o final, ele será creditado com um Save.
Hold (HLD): Um pitcher é creditado com um Hold quando ele entra no jogo (reliever) numa situação de save, elimina pelo menos um adversário, mantém o time na liderança e é substituído, sem o time perder a liderança do placar até o fim do jogo. Um pitcher não pode receber um Hold se ele for o último arremessador de sua equipe no jogo, ou seja, não pode ser creditado com um Hold e um Save/Win numa mesma partida.
Save (SV): Um pitcher é creditado com um Save quando ele entra numa partida (reliever), é o último arremessador do time no jogo, em que a equipe está na liderança e permanece à frente do placar até o final (time vence a partida), não recebe o Win e atende a uma das situações:
– Arremessa no mínimo 3 entradas completas;
– Entra quando o time está com no máximo três corridas na liderança e arremessa no mínimo 1 entrada completa;
– Entra numa partida em que o adversário está com potencial de empate (diferença de 4 corridas, com as bases lotadas, por exemplo) e não perde a liderança.
*Um pitcher nunca receberá um Save se seu time perder a liderança do placar, mesmo que depois ele a recupere.
Blown Save (BS): Um pitcher é creditado com um Blown Save quando ele entra no jogo numa situação de save e permite que o adversário empate ou tome a liderança no placar.
Walks Plus Hits per Inning (WHIP): Média de adversários que chegaram em base enquanto o pitcher arremessou. Soma-se o total de walks e hits cedidos e divide-se pelo total de entradas arremessadas. Por exemplo: em 2008, Dan Haren cedeu 40 BBs e 204 hits aos rebatedores adverários, enquanto arremessou 216 entradas, logo seu WHIP foi de 1.13 ((40+204)/216 = 1.13).
_
REBATENDO (HITTING)
Hits ou Rebatidas Válidas (H): Soma de todas as rebatidas válidas que o jogador conseguiu. Para ser considerada válida, a rebatida deve ser na parte boa do campo, com o rebatedor chegando pelo menos até a primeira base à salvo e os corredores (se houver) chegando à base seguinte também à salvo. Caso um corredor seja eliminado antes de chegar até a base seguinte, o rebatedor não é creditado com um Hit. Se um corredor passa pela base seguinte, continua correndo até a outra base e é eliminado, o rebatedor é creditado com um Hit, pois considera-se que foi responsabilidade do corredor tentar ganhar outra base.
Doubles ou Rebatidas Duplas (2B): Número de rebatidas duplas do jogador. Para ser considerada dupla, o rebatedor deve conseguir uma rebatida válida em que ele consiga chegar à salvo na segunda base.
Triples ou Rebatidas Triplas (3B): Número de rebatidas triplas do jogador. Para ser considerada tripla, o rebatedor deve conseguir uma rebatida válida em que ele consiga chegar à salvo na terceira base.
Home Run (HR): Número de Home Runs que o jogador conseguiu. Home Run é toda a rebatida na parte válida que ultrapassa os limites do campo, indo para a arquibancada. Nesse caso, tanto o rebatedor quanto os corredores (se houver) anotam corridas automaticamente. Inside the Park Home Runs, jogadas nas quais o rebatedor avança as quatro bases com a bola ainda em campo, também entram para a estatística de HR do jogador.
Grand Slam Home Run (GSH): Home Run em que as bases estão lotadas, ou seja, o ataque anota 4 corridas numa única jogada.
Bases on Balls ou Walks (BB): Número de vezes em que o rebatedor recebeu quatro Balls e avançou automaticamente até a primeira base.
At Bats ou Oportunidades no Bastão (AB): Número de vezes em que o jogador enfrentou o pitcher. O rebatedor não é creditado com um At Bat quando:
– É atingido pelo pitcher adversário (hit by pitch);
– Recebe um Walk;
– Realiza uma rebatida de sacrifício.
Batting Average ou Aproveitamento no Bastão (AVG): Porcentagem de quantos hits o jogador conseguiu realizar. O cálculo do Average é simples, basta dividir o número de Hits pelo número de At Bats. Por exemplo: em 2008, Ichiro Suzuki conseguiu 213 Hits em 686 At Bats, logo seu Aproveitamento foi de 31% (213/686 = .310).
Intentional Walks ou Walks Intencionais (IBB): Número de vezes que o rebatedor recebeu um walk propositalmente pelo pitcher. Isso ocorre quando o rebatedor seguinte é nitidamente mais fraco e fácil de ser eliminado.
Hit by Pitch (HBP): Número de vezes que o rebatedor foi atingido pelo pitcher adversário e avançou automaticamente até a primeira base.
Runs ou Corridas (R): Número de corridas anotadas pelo rebatedor.
Runs Batted In ou Corridas Impulsionadas (RBI): Número de corridas impulsionadas pelo rebatedor. O rebatedor é creditado com uma corrida impulsionada quando consegue uma rebatida (válida ou de sacrifício) em que um corredor que esteja em base consiga chegar a quarta base (home plate) à salvo e anotar a corrida. Ou quando, com bases lotadas, ele consegue um walk ou é atingido pelo pitcher, fazendo com que todos os jogadores de seu time avancem uma base (o jogador que estava na terceira anote a corrida).
Total Bases (TB): Número total das bases somadas que o rebatedor conseguiu com suas rebatidas válidas. Por exemplo, em 2008, Dustin Pedroia conseguiu 213 rebatidas válidas, sendo 140 simples, 54 duplas, 2 triplas e 17 Home Runs, entào seu TB foi de 322 (140 + (54 x 2) + (2 x 3) + (17 x 4) = 322).
Slugging Percentage (SLG): Porcentagem do aproveitamento do rebatedor quanto ao número de bases conseguidas. A porcentagem é dada pela divisão entre o Total Bases pelos At Bats do jogador. Por exemplo, em 2008, Albert Pujols teve um Total Bases de 342 em 524 At Bats, logo seu SLG foi de 65,3% (342/534 = .653).
On Base Percentage (OBP): Porcentagem de vezes que o jogador chegou em base. O cálculo da porcentagem é feito pelo número total de Hits, Walks e Hit by Pitch dividido pelo total de At Bats, Walks, Hit by Pitch e rebatidas de sacrifício. Por exemplo, em 2008, Matt Holliday teve 539 At Bats, 173 Hits, 74 Walks, 2 Sacrifice Flies e 8 Hits by Pitch, logo seu OBP foi de 40,9% ((173+74+8)/ (539+74+2+8) = .409).
Stolen Bases ou Bases Roubadas (SB): Número de bases roubadas pelo jogador enquanto corredor. Para roubar uma base, o jogador já deve estar numa base. Assim, enquanto o pitcher adversário arremessa para o rebatedor de seu time, ele corre até a base seguinte mesmo não havendo rebatida. Se chegar à salvo, o jogador é creditado com um roubo de base.
Caught Stealing ou Capturado Roubando (CS): Número de vezes em que o jogador foi pego pela defesa adversária enquanto ele tentava roubar base. Para ser eliminado, ele não pode estar em contato com a base e um adversário deve tocá-lo com a bola, sem que tenha ocorrido uma rebatida.
Extra Base Hits ou Rebatidas Extra Bases (XBH): Número total de rebatidas com bases extras, ou seja, é a soma de rebatidas duplas, triplas e Home Runs. Por exemplo, em 2008, Ryan Howard conseguiu 26 duplas, 4 triplas e 48 Home Runs, logo ele teve 78 rebatidas extra bases (26+4+48 = 78).
On Base Plus Slugging Percentage (OPS): Soma entre o OBP e SLG para conferir o aproveitamento total do jogador em relação às bases. Por exemplo, em 2008, David Wright teve um On Base Percentage de .390 e o Slugging de .534, logo seu OPS foi de .924 (390+534 = 924).
Groundouts (GO): Total de Groundouts (confira o que é no “Guia do Iniciante”) sofridos pelo rebatedor. Não são consideradas as eliminações à partir de bunt.
Flyouts ou Air Outs (AO): Total de eliminações do rebatedor por bolas aéreas (confira o que é no “Guia do Iniciante”. Não são consideradas eliminações à partir de Line Drives.
Sacrifice Bunt ou Bunt de Sacrifício (SAC): O rebatedor é creditado com um Sacrifice quando, com menos de dois eliminados na entrada, utiliza o Bunt para avançar os corredores até as próximas bases, enquanto ele é eliminado na primeira base.
Sacrifice Flies (SF): O rebatedor é creditado com um Sacrifice Fly quando, com menos de dois eliminados, rebate uma bola alta para o Outfield e é eliminado por Flyout, permitindo que o corredor da terceira base saia desta (somente depois da bola tocar na luva do defensor) e corra até o Home Plate sem ser eliminado, anotando uma corrida para a equipe.
Grounded Into Double Play (GIDP): O rebatedor é creditado com uma Grounded Into Double Play toda vez que sua rebatida permite que a defesa elimine dois jogadores do ataque. Portanto, é necessário que, no mínimo, um corredor já esteja em base antes da rebatida.
_
DEFENDENDO (FIELDING)
Assists ou Assistências (A): Número de Assistências do defensor. O jogador é creditado com uma assistência quando, após a rebatida, a bola toca o chão, esse defensor a pega e arremessa até um defensor em uma das bases, resultando na eliminação do adversário.
Putouts (PO): Um jogador é creditado com um Putout quando elimina um adversário, seja conseguindo um Flyout, pisando numa base para um Groundout ou encostando num adversário para um Tag Out.
Double Plays (DP): O jogador é creditado com a Double Play quando participa de uma jogada em que a defesa consegue eliminar dois adversários à partir de uma só rebatida.
Errors ou Erros (E): O jogador da defesa é creditado com um Erro quando, à partir de uma rebatida do adversário, ele não consegue pegar uma bola que facilmente seria um Flyout ou quando ele defende a bola e arremessa de maneira errada para um companheiro do time, não conseguindo eliminar o oponente.
Fielding Percentage (FPCT): Porcentagem das defesas realizadas pelo jogador, à partir da soma dos Putouts e Assists dividida pela soma dos Putouts, Assists e Errors. Por exemplo, em 2008, Hanley Ramirez realizou 236 putouts, 401 assists e 22 erros, logo seu FPCT foi de 96,7% (236+401/236+401+22= .967).
Innings Played ou Entradas Jogadas (INN): Número de entradas em que o jogador esteve presente em campo como defensor.
Passed Balls (PB): O catcher é creditado com uma Passed Ball sempre que não consegue segurar uma bola arremessada pelo pitcher e permite que os corredores adversários se aproveitem para avançar para as próximas bases.
Triple Play (TP): O jogador é creditado com a Triple Play quando participa de uma jogada em que a defesa consegue eliminar três adversários à partir de uma só rebatida.
Outfield Assists (OFA): Um outfielder é creditado com uma Outfield Assist quando aremessa a bola, rebatida pelo adversário, para um infielder e gera a eliminação de um oponente.
Total Chances (TC): É o total de chances que o defensor teve. Para descobrir este número, basta somar os putouts, assists e erros do jogador. Por exemplo, em 2008, Evan Longoria teve 86 putouts, 230 assists e cometeu 12 erros, logo seu Total Chances foi de 328 (86+230+12=328).
Fonte: www.blogdobeisebol.com/glossario-expressoes-do-baseball
0 Comentários